Trade Marketing
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Identificação do Curso

Nome do curso: Especialização em Trade Marketing

Área de Conhecimento: Administração / Gestão

Forma de oferta: Presencial

Carga Horária: 360 horas

Aula inaugural: a definir

Dia/Horário: Sábados das 9 horas as 18 horas

Investimento: 18 parcelas de R$525,00 (com bolsa) ou 18 x R$750,00 

Bolsa de estudos: de até 30% em todas as mensalidades (desconto não cumulativo)

Número de vagas: 20

Justificativa

O curso Trade Marketing proporciona a você capacitação para estruturar, planejar e desenvolver estratégias de trade marketing e entender as relações entre indústria e seus canais e a definição de indicadores de resultado da ativação e construção de marca.

Objetivos

Apresentar como o Trade Marketing pode gerar um diferencial competitivo através da supplychain, preparar os alunos para gerenciar com mais eficiência o relacionamento com seus canais de distribuição, e disseminar as melhores práticas do mercado brasileiro nesta área.

Diferencial

O Curso fornecerá as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de atividades nos pontos de venda do varejo, sua interface com as outras áreas internas da empresa e sua inter-relação com o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de planos e ações que atendam aos objetivos da empresa, do varejo e do consumidor final.

Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a:

Identificar riscos e oportunidades através da avaliação de indicadores de mercado, elaborando estimativas de venda do mix de produtos, ativando e definindo estratégias promocionais adequadas. Desenvolver e organizar o plano operacional de Trade marketing, contemplando todos os aspectos estratégicos, para atender a todos os objetivos dos envolvidos no negócio. Hoje os profissionais atuam tanto na empresa como no varejo e vêm se tornando cada vez mais essenciais nos resultados de ambos.

Público Alvo

Profissionais da área de marketing que já trabalham, ou desejam trabalhar, mais próximos da estruturação dos canais de vendas; ou profissionais com experiência na área comercial de qualquer segmento que desejarem ampliar seus conhecimentos.

Metodologia

Aulas expositivas, palestras e Workshops. Para obter o título de Especialista em Finanças, Controladoria e Auditoria o aluno deverá comparecer a no mínimo 75% das aulas de cada disciplina e obter minimamente grau 7,0 em cada disciplina e em seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

Carga Horária

360 horas, sendo 8 horas/aulas por semana, total de 45 encontros.

As aulas ocorrerão aos sábados das 9 horas as 18 horas.

Coordenação

Coordenador: Marcos Tavares Pedro

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9459856583593225

Matriz Curricular

Disciplina

Professor

C/H Total

Módulo I

1.    Economia Empresarial e Análise de Cenários

Sergio Majerowicz

24h

2.    Gestão de Processos Internos

Maximiliano Escobar

24h

3.    Matemática Financeira (HP 12c)

Marcos Pedro

24h

4.    Modelos Dinâmicos no Excel

Jorge Cardoso

24h

Módulo II

5.    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Maximiliano Escobar

16h

6.    Fundamentos de Trade Marketing

Rodrigo Soares

24h

7.    Análise de Viabilidade Financeira

Marcos Pedro

24h

8.    Comunicação Empresarial

Jaqueline de Melo

16h

Módulo III

9.    Fundamentos de logística

André Veras

24h

10. Sistemas de informação

Sergio Majerowicz

16h

11. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado

Jorge Cardoso

16h

12. Gestão da Cadeia de Suprimentos e BSC

Rodrigo Soares

24h

Módulo IV

13. Lançamento de produto

Sergio Majerowicz

16h

14. Direito do consumidor *

Andréia Louzada

08h

15. Marketing Digital *

Jorge Cardoso

08h

16. Negociação Estratégica*

Rodrigo Soares

08h

17. Gestão Estratégica

Sergio Majerowicz

08h

18. Estratégias de Venda

Jorge Cardoso

16h

Subtotal de horas/aulas

 

Trabalho de Conclusão de Curso: Aplicação prática dos conhecimentos técnicos desenvolvidos ao longo do curso

24

Total

360

* Disciplinas de apenas um sábado.

Disciplinas, Ementa e Bibliografia
  1. Economia Empresarial e Análise de Cenários (24 horas)

Ementa: Ciclo de Negócios: Tendência de Longo Prazo e desvios conjunturais. PIB, PNB, Recessão, Expansão, Estabilização. Modelos Econômicos. Ciclo de Negócios e a Inflação. Papel da demanda Agregada. Tipos de desemprego. Inflação Inercial e Equação da Inflação. Planos de Estabilização Brasileiros. Balanço de Pagamentos e câmbio. Balanço Comercial e seus determinantes. Conta de Capital e seus determinantes. Interação da Conta de Capital e do Balanço Comercial. Moeda e Sistema Financeiro. Propriedade da Moeda e suas Funções. Regimes Monetários. Moeda Bancária. Alavancagem dos Bancos. Papel do Banco Central. Crise Recente: PROER. O Modelo de Crescimento Harrod-domar: Equações Básicas. Papel de Poupança e de Eficiência. Exemplos Modernos: EUA, África, China, Índia e Brasil. Modelo de Conjuntura. Fluxo Circular Produto-Renda-despesa. Perturbações de Fluxo Circular. Papel do BACEN. Monetaristas Versus Keynesianos.

Bibliografia:

Análise de Investimentos, Motta, R e Caloba, G., Ed Atlas, 2007.

Mercado Financeiro, Brito, Osias, Ed. Saraiva, 2007

Modelos de Mercados, Alexander, Carol, Ed. Saraiva, 2009

A arte da Visão de Longo Prazo, Schwartz, Peter, Ed. Best Seller, 2000

 

  1. Gestão de Processos Internos (24 horas)

Ementa: Conceitos e classificação de processos, Processos em Gestão da Qualidade, Aspectos organizacionais em gestão por processos; Estratégia empresarial e processos, Modelo Kano de satisfação do Cliente, Processos e Objetivos estratégicos, Documentação de processos, SIPOC, BPMN; Operacionalização da GEPROC, Gestão de riscos e oportunidades, Desempenho de processos, Gestão do dia a dia dos processos, Monitoramento, amostragem, variação; Oportunidades de melhoria e Projetos de melhoria, Fatos e dados para a tomada de decisão, Ferramentas para análise de dados, Análise de Riscos – FMEA.

Bibliografia:

COUTO, Boanerges do Amaral; MARASH, Ira Robert. Gestão por Processos em Sistemas de Gestão. Rio de Janeiro: Qualitymark 2012.

OLIVEIRA, Saulo Barbará. Análise e Melhoria de Processos de Negócio. São Paulo: Editora Atlas 2012.

SORDI, José Osvaldo de. Gestão Por Processos: Uma Abordagem da Moderna Administração - 3ª Ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2012.

 

  1. Matemática Financeira (HP 12c) (24 horas)

Ementa: Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortização. Tabela Price, SAC, SAM.

Bibliografia:

HAZZAN, Samuel. PONPEU, José Nicolau. Matemática Financeira. 6ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

VERAS, Lilia Ladeira. Matemática Financeira. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

VIEIRA SOBRINHO, José Dutra. Matemática Financeira. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

 

  1. Modelos Dinâmicos no Excel (24 horas)

Ementa: Utilização do software Microsoft Excel para análise e apresentação de informações necessárias à tomada de decisões gerenciais. Conceito de Células, Fórmulas e Gráficos, Tabelas Dinâmicas, Funções Lógicas, Solver, Controles de Formulários, Programação VBA e Macros. Aplicações práticas para a melhoria dos processos administrativos e operacionais.

Bibliografia:

McFedries, P. Fórmulas e Funções: Microsoft Excel 2010; Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

SYRSTAD, T. VBA e Macros: Microsoft Excel 2010; Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

 

  1. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos (16 horas)

Ementa: Princípios fundamentais de um projeto, diferença entre processo e projeto, o que é o PMI, sua certificação internacional, e suas áreas de conhecimento baseado no PMBOOK: Gerenciamento de Escopo, Gestão de Cronograma, Gerenciamento dos Custos (orçamento e análise da viabilidade financeira), Gerenciamento de Recursos (Pessoas, equipamentos e recursos físicos), Gestão da Qualidade, Gerenciamento de Riscos, Gestão da Comunicação, Gerenciamento das Aquisições, Gestão das partes interessadas (stakeholders) e Gerenciamento da Integração.

 

Bibliografia:

CARVALHO, M., RABECHINI, R. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

RABECHINI, R. O gerente de projetos na empresa. 3 ed. São Paulo; Atlas: 2011.

TRENTIM,M. Gerenciamento de projetos: guia para as certificações CAPM e PMP. São Paulo: Atlas, 2011.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para Empreendedores: fundamentos da criação e gestão de novos negócios. 2 ed. São Paulo: Pearson, 2011. (livro eletrônico)

 

  1. Fundamentos de Trade Marketing (24 horas)

Ementa: Conceituação básica de marketing: 4P’s, 5 forças de Porter, Cadeia de Valor, Estratégias Genéricas de Porter, Matriz BCG, evolução do marketing 4.0, apresentação dos 4 P’s com ênfase no “P de praça”, qual o papel do Trade Marketing na organização, os pilares de Trade Marketing, relacionamento da área de Trade com as demais áreas da empresa, programas de excelência em vendas (PEX), gerenciamento de categoria, as melhores práticas de Trade no Brasil.

Bibliografia:

CHURCHILL, Gilbert. PETER, J. Paul. Marketing: Criando Valor para os clientes, São Paulo: Saraiva, 2000.

KEGAN, Warren, Mark C. Green, Princípios de Marketing Global. 1. ed., São Paulo: Saraiva, 2007.

KOTLER, Philip. KELLER, Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006. SANTIAGO, Marcelo Piragibe. Gestão de Marketing. Curitiba: IESDE, 2008.

 

  1. Análise de Viabilidade Financeira (24 horas)

Ementa: Fatores a ponderar na Seleção de Investimentos. Avaliação de Rentabilidade de Ativos e Carteiras. Os efeitos da Diversificação. Até onde é possível o risco? O Modelo de Avaliação de Ativos Financeiros - CAPM. Aplicações do Modelo CAPM. Diversificação Internacional e Padrões de Avaliação de Performance. Gestão de Riscos de Carteiras Utilizando Contratos derivativos. Captação de Recursos Financeiros: Nacionais e Internacionais. Conceitos Básicos de Comércio Internacional. Configuração do Sistema Cambial Brasileiro. Importação, Exportação, Operações Ativas Oferecidas pelo Mercado Financeiro.

 

Bibliografia:

BRAGA, R. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1998.

KUHNER, O. L. Matemática financeira empresarial. São Paulo: Atlas, 2005.

ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. F. Administração financeira. 8. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

SAMANEZ, C. P. Gestão de investimentos e geração de valor. São Paulo: Pearson, 2007.

TITMAN, S.; MARTIN, J. D. Avaliação de projetos e investimentos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

  1. Comunicação Empresarial (16 horas)

Ementa: Compreendendo a Comunicação de uma organização. Os elementos do processo de Comunicação. Comunicação interna e sua relação com a área de RH e o Endomarketing. Os meios de comunicação nas organizações. A Comunicação Integrada de Marketing e a gestão de uma marca. A Semiótica aplicada nas linguagens não-verbais, e a análise de peças de comunicação. Mídias disponíveis, mídias alternativas e fornecedores. O papel de uma agência de propaganda. Desenvolvimento de briefing. Organização de eventos.

Bibliografia:

BARROS FILHO, C. de. Ética e comunicação organizacional. São Paulo: Paulus, 2007.

CHINEM, Rivaldo. Comunicação Empresarial: teoria e o dia-a-dia das assessorias de comunicação. São Paulo: Horizonte, 2006.

DUARTE, J. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003.

 

  1. Fundamentos de logística (24 horas)

Ementa: Princípios fundamentais da logística, cadeia de suprimentos (supplychain), gerenciamento de demanda, administração de materiais, processos para seleção de fornecedores, princípios da administração da produção, arranjos físicos e fluxo, logística reversa e responsabilidade social, logística no varejo, planejamento e custos logísticos, casos de sucesso de integração do marketing com a logística.

Bibliografia:

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2010.

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2009.

BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas. 2009. SLACK, Nigel; CHAMBER

 

  1. Sistemas de informação (16 horas)

Ementa: O que é um ERP, Diferença entre CRM e ERP. Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) e Sistemas de Controle Operacional e Gerencial (SCO/SCG). Desenvolvimento de SCO/SCG para a área de Marketing. Como gerar vantagem competitiva através de uma Banco de Dados, Conceitos básicos de BigData e mineração de dados para auxiliar nas decisões de marketing. Conceitos básicos sobre Jogos de Negócios na capacitação dos profissionais.

Bibliografia:

ALBERTIN, Alberto Luiz, ALBERTIN, Rosa Maria de Moura. Desafios da tecnologia de informação aplicada aos negócios. São Paulo: Atlas, 2005.

ALBERTIN. Alberto Luiz, Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 5ª ed. 2004

CORTES, Pedro Luiz. Administração de Sistemas de Informação, São Paulo/ : Saraiva, 2008.

DAY, George S., SCHOEMAKER, Paul J. H., GUNTHER, Robert E. Gestão de tecnologias emergentes: a visão da Wharton School. Porto Alegre: Bookman, 2003.

 

  1. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado (16 horas)

Ementa: O que é valor para o cliente: valor percebido x custo percebido; o processo de comunicação aplicado ao marketing e o relacionamento com seus consumidores; metodologia pesquisas de marketing; o processo de decisão de compra e as influências que impactam a decisão do cliente; papéis no processo de compra; compra compara, por impulso, por conveniência e especializada; diferenças entre o mercado consumidor varejo do corporativo; mix de comunicação.

Bibliografia:

MERLO, E.; CERIBELI, H. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2014. BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

 

  1. Gestão da Cadeia de suprimentos e BSC (24 horas)

Ementa: Conceito de gestão e concepção de valor. Empreendedorismo e organizações que aprendem. Obter, gerir informações e comunicar. Planejar. Organizar. Liderar e dirigir – tomada de decisão. Controlar. Mudar e inovar. Análise ambiental e interna – SWOT. Estratégia e planejamento estratégico. Análise de desempenho – BSC. Marketing. Pessoas e recursos. Produção e serviços. Contextualização da gestão no milênio.

Bibliografia:

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/ Logística Empresarial . 5. Ed. - Porto Alegre: Bookman, 2006

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 1995.

REZENDE, Antônio Carlos. Entendendo a Logística. São Paulo: ed. IMAM, 2008.

 

  1. Lançamento de produto (16 horas)

Ementa: Integração dos conceitos de gestão de projetos e de marketing, para realização de um estudo de mercado para identificação de uma oportunidade de lançar um novo produto no mercado, desenvolvimento de um plano de marketing completo.

Bibliografia:

ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.

ASSEF, Roberto Neme. Gerência de preços: como ferramenta de marketing. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

BAKER, Michael J. (Org.). Administração de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

COBRA, Marcos. Administração de Vendas. Rio de Janeiro: Atlas Editora, 2014.

COSTA, Evaldo. Como garantir três vendas extras por dia. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

 

  1. Direito do consumidor (8 horas)

Ementa: Base constitucional. Princípios. Conceitos básicos. Direitos básicos do consumidor. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. Decadência e prescrição. Da desconsideração da personalidade jurídica. Práticas comerciais. Oferta. Publicidade. As práticas abusivas. Proteção comercial. Cláusulas abusivas. Contratos de adesão. Defesa do consumidor em juízo.

Bibliografia:

MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais, 6ª Ed., Revista dos Tribunais, 2006. SANSEVERINO, Paulo de Tarso Vieira. Responsabilidade civil no Código do Consumidor e a defesa do fornecedor, 3ª Ed. Saraiva, 2006.

 

  1. Marketing Digital (8 horas)

Ementa: Transformação do ambiente de marketing devido ao digital. Presença digital; os 8P’s de marketing digital; marketing de conteúdo; Páginas & Perfis (site, hotsite, minisite, portal, blog, perfis sociais), display, email, buscadores, mobile, sites de redes sociais, plataformas e tecnologias emergentes. Planejamento de Marketing incluindo plataformas digitais.

Bibliografia:

ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.

 ASSEF, Roberto Neme. Gerência de preços: como ferramenta de marketing. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

 BAKER, Michael J. (Org.). Administração de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

 

  1. Negociação estratégica (8 horas)

Ementa: Teoria de jogos e o dilema do prisioneiro. Princípios fundamentais de negociação: MACNA; ótimo de Paretto; valor âncora e o Equilíbrio de Nash. Diferença entre preço e valor; Percepção de valor; Preparação e planejamento da negociação; Etapas de uma negociação: Abertura, Exploração, Apresentação do produto/serviço e seus argumentos, Contornar objeções, Clarificação, Ação final de fechamento, e Controle e avaliação.

Bibliografia:

LEWICK, R. L.; SAUNDERS, D. M.; MINTON, J. W. Fundamentos da Negociação. Porto Alegre: Bookman, 2002.

MARTINELLI, D. P.; ALMEIDA, A. P. Negociação e solução de conflitos. São Paulo: 1. ed. 8 reimpressão. Atlas, 1998.

MARTINELLI, Dante P. Negociação Empresarial: enfoque sistêmico e visão estratégica. São Paulo: Atlas, 2010.

 

  1. Gestão Estratégica

Ementa: Globalização. Impactos no Planejamento Estratégico das Organizações. Evolução do Planejamento. Planejamento e Gestão Estratégica. Metodologia de Implementação do Planejamento. Estratégia nas Organizações. Produtos/Serviços e Clientes. Visão Estratégica do Negócio. Missão Institucional. Filosofias Empresariais. Cenários. Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo. Modelo das 5 Forças de Porter: Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores e Compradores. Matriz de Oportunidades versus Ameaças. Vantagens Competitivas. Visão do Futuro. Estratégias Competitivas. Parâmetros de Avaliação.

Bibliografia:

KAPLAN,R., NORTON, D. Execução Premium. Campus, 2008

SLACK, Nigel; LEWIS, Michael. Estratégia de Operações. Porto Alegre. Ed. Bookman, 2ª edição, 2008.

SAPIRO, A., CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico. Campus, 2ª edição, 2010.

PEREIRA, Giancarlo da Silva Rego. Gestão Estratégica: Revelando Alta Performance às Empresas. São Paulo. Ed. Atlas, 2005.

 

  1. Estratégia de Vendas (16 horas)

Ementa: Fundamentos do Marketing de Relacionamento (CRM); Relação entre marketing e vendas; Canais de vendas diretas: pessoal, telemarketing, web; Seleção de profissionais para a área de vendas, Treinamento e desenvolvimento em vendas. Política de remuneração em vendas: remuneração fixa e variável. Solução de Conflitos em vendas. Determinação de metas e potencial de vendas. Técnicas de previsão de demanda e potencial de mercado.

Bibliografia:

ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.

ASSEF, Roberto Neme. Gerência de preços: como ferramenta de marketing. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

BAKER, Michael J. (Org.). Administração de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

COBRA, Marcos. Administração de Vendas. Rio de Janeiro: Atlas Editora, 2014.

COSTA, Evaldo. Como garantir três vendas extras por dia. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

 

  1. Metodologia e TCC

Ementa: Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico, envolvendo temas abrangidos pelo curso.

Bibliografia:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro. 1994. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: elaboração: referências. Rio de Janeiro. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro. 1989.

BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade – teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Corpo Docente

André Veras da Silva: Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis; Pós-Graduado em Logística Empresarial e Mestre em Economia Empresarial. Professor da Universidade Candido Mendes, UNIESP e Trevisan Escola de Negócios na graduação e pós-graduação e professor convidado de pós-graduação do Centro Universitário Celso Lisboa. Trabalhou na área de merchandising das empresas: Nestle Brasil Ltda. e Unilever Bestfoods Brasil Ltda. Atuou na área de Supervisão de vendas e trade marketing nas empresas: Café Bom Dia Ltda, Carreteiro Alimentos Ltda. Trabalhou na área comercial da empresa Química Amparo Ltda., detentora da marca Ypê. Atualmente responsável pela parte comercial e logística da empresa Águas Prata Ltda. em todo estado do Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/9586224047414325

 

Jaqueline de Melo Barros: Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atua como Coordenadora e docente do Curso de Serviço Social na Faculdade de Duque de Caxias (UNIESP). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Pesquisa e Orientação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Gênero, Gestão Democrática, Estágio Supervisionado. http://lattes.cnpq.br/3203320269000396

 

Jorge Cardozo de Oliveira Junior: Graduação em Análise de Sistemas pelas Faculdades Integradas Anglo-Americano. Graduando em Administração de Empresas pela UNIESP. Pós-Graduação lato-sensu Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes. Pós-Graduação lato-sensu Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Candido Mendes. Pós-Graduação lato-sensu Ciências da Educação pela Faculdade Paraíso. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona. Atualmente é Professor dos Cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis na Universidade Candido Mendes. Coordenou o curso de graduação em Direito na Universidade Candido Mendes. Professor dos cursos de Sistema de Informação e Serviço Social na UNIESP. Lecionou na Escola Técnica Candido Mendes em nível Técnico-Profissionalizante. Lecionou na empresa Trend conveniada com o Colégio São Bento e Colégio Santa Dorotéia. Lecionou em nível superior na Faculdade Machado de Assis, na Universidade Santa Úrsula, no Curso de Sistema de Informação. Lecionou na Faculdade Paraíso no curso de Administração de Empresa e coordenou a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e curso de Administração e Empresas. http://lattes.cnpq.br/6801339485137561

 

Marcos Tavares Pedro: Economista e Mestre em Cientista Político, especialista em finanças corporativas e operações de mercado aberto, atuou por vinte anos como analista de cenários econômicos e de novos investimentos para diversos bancos e corretoras de valores. Professor de finanças e de análise de investimento dos cursos de graduação (UCAM, Trevisan) e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior (UCAM, Trevisan e UVA). http://lattes.cnpq.br/9459856583593225

 

Maximiliano Escobar Ramos Henriques de Carvalho: Possui graduação em Administração pela Universidade Candido Mendes. Possui Pós-Graduação lato-sensu MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Gama Filho. Atualmente é Professor dos Cursos de Graduação em Administração, Economia e Ciências Contábeis na Universidade Candido Mendes. Trabalhou com docência instrucional em nível Técnico-Profissionalizante na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) e no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Lecionou em nível superior na Faculdade Machado de Assis, na Faculdade Trevisan, nos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e na Escola Superior de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/9592754921782413

 

Ronald Vizzoni Garcia: Graduação em Ciências Sociais, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ\UCAM). Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ\UCAM). Atualmente, sociólogo do Universidade Federal do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: políticas públicas em direitos humanos e ética e responsabilidade social nas empresas. http://lattes.cnpq.br/0527681827171337

 

Sergio Majerowicz: Graduado em Economia pela Universidade Gama Filho, Graduado em Matemática, Universidade Castelo Branco, Especialista em Administração Escolar e Mestrado em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes. Atualmente é Professor de Matemática da rede pública estadual do Rio de Janeiro e professor assistente da Universidade Candido Mendes e Professor do EAD graduação e pós-graduação da AVM e consultor de empresas. http://lattes.cnpq.br/6636882518629321

Pré-requisitos

O Candidato deve possuir graduação plena em curso de nível superior reconhecido pelo MEC, independente da área.

Processo Seletivo

Análise do currículo do candidato e entrevista.

Documentos necessários para matrícula:

  1. Cópia do RG
  2. Cópia do CPF
  3. 1 foto 3x4
  4. Cópia do comprovante de residência
  5. Cópia do Diploma ou declaração de curso superior
  6. Cópia do Histórico Escolar
  7. Currículo vitae;
  8. Requerimento fundamentado.
Cancelamento de Matrícula

Ver no contrato

Informação e Matrícula

Secretaria de Pós-Graduação da Candido Mendes

Rua da Assembleia, 10 – Sala 412 – Centro/RJ

Tel: 2509-7349 | 3543-6480

E-mail: pos@candidomendes.edu.br

Início das Aulas

A definir

Local

Rua da Assembleia, 10 – 4º andar – Sala 412 – Centro/RJ

Investimento

Consulte condições para a bolsa de estudos na Secretaria de Pós-Graduação.

Bolsa Social

Será oferecida uma bolsa de 100% para o candidato que preencher os requisitos estabelecidos pela coordenação do curso.

Políticas de Descontos

Bolsas de Estudos com descontos de até 30% em todas as mensalidades.

Desconto não cumulativo.

Certificação

A Candido Mendes fornecerá, ao final do curso, o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização ao estudante que cumprir com todos os requisitos do curso e for aprovado em todas as disciplinas com frequência mínima de 75% e nota mínima de 7,0 (sete) em uma escala de zero a dez, e também ter nota mínima de 7,0 (sete) em uma escala de zero a dez em sua Monografia, conferindo-lhe o título de Especialista em Trade Marketing.

Resolução do MEC

A Candido Mendes atende às exigências da Resolução do CNE/CES nº 1 de 8 de junho de 2007.

A Candido Mendes atende às exigências da Resolução CNE/CES 1/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2018, Seção 1, p. 43.

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