Gestão de Empresas de Micro, Pequena e Médio Porte
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Identificação do Curso

Nome do curso: Gestão de Empresas de Micro, Pequeno e Médio Porte

Área de Conhecimento: Administração / Gestão

Forma de oferta: Presencial

Carga Horária: 360 horas

Aula inaugural: a definir

Dia/Horário: Sábados das 9 horas as 18 horas

Investimento: 18 parcelas de R$525,00 (com bolsa) ou 18 x R$750,00 

Bolsa de estudos: de até 30% em todas as mensalidades  (desconto não cumulativo)

Número de vagas: 20

Justificativa

As micro e pequenas empresas representam 99% da nossa malha empresarial nacional. Com as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre essas empresas, é cada vez mais necessário uma política especializada de gestão. E é por consequência dessas mudanças que surgiu a Especialização em Gestão de Empresas de Micro, Pequeno e Médio Porte.

Objetivos

Desenvolver nos novos empresários através de aulas práticas o senso crítico sobre o sucesso e o fracasso de novos empreendimentos; Critérios de tamanho do negócio. Importância e Contribuição Econômica e Social; Estrutura organizacional. Empresas familiares; Gestão Estratégica nas Pequenas Empresas familiares; Gestão Estratégica nas Pequenas empresas; Marketing em empresas de pequeno porte. Marketing Mix. Franchising; Administração de Recursos Humanos em Pequenas Empresas; Produção e Qualidade nas Pequenas Empresas; Administração Financeira nas Pequenas Empresas; A pequena Empresa e o meio ambiente; Responsabilidade Social de Pequenas Empresas.

Diferencial

O curso apresenta metodologias e modelos de gestão eficientes e modernos que levem a efetivos meios de planejamento e controle do negócio. O curso visa dar formação prática e teórica principalmente para novos empresários ou aspirantes a gestores de novos negócios.

Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a:

Abrir e administrar empresas de micro, pequeno e médio porte, empregando meios para torná-las competitivas no mercado. 

Público Alvo

Aspirantes a empresários, pequenos empresários que querem melhor qualificação para gerir seus negócios. Empreendedores em geral. Consultores etc.

Metodologia

Para obter o título de Especialista em Gestão de Empresas de Micro, Pequeno e Médio Porte o aluno deverá comparecer a no mínimo 75% das aulas de cada disciplina e obter minimamente grau 7,0 em cada disciplina e em seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

Carga Horária

360 horas, sendo 8 horas/aulas por semana, total de 45 encontros.

As aulas ocorrerão aos sábados das 9 horas as 18 horas.

Coordenação

Nome do coordenador: Marcos Tavares Pedro

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9459856583593225

Matriz Curricular

Disciplina

Professor

C/H Total

Módulo I

1.    Economia Empresarial e Análise de Cenários

Sergio Majerowicz

24h

2.    Gestão de Processos Internos

Maximiliano Escobar

24h

3.    Matemática Financeira (HP 12c)

Marcos Pedro

24h

4.    Modelos Dinâmicos no Excel

Jorge Cardoso

24h

Módulo II

5.    Legalização de Empresas

Andréia Louzada

16h

6.    Legislação Trabalhista

Andréia Louzada

24h

7.    Análise de Viabilidade Financeira

Marcos Pedro

24h

8.    Departamento Pessoal/Folha de Pagamento

André Veras

16h

Módulo III

9.    Finanças para Empresas de Pequeno Porte

Rodrigo Soares

24h

10. Fundamentos de marketing

Rodrigo Soares

16h

11. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado

Jorge Cardoso

16h

12. Gestão de Estoques e Logística

Sérgio Majerowicz

24h

Módulo IV

13. Contabilidade para não Contadores

André Veras

16h

14. Projeto de Comunicação e Comércio Digital

Rodrigo Soares

24h

15. Gestão Estratégica

Sérgio Majerowicz

24h

16. Estratégias de Venda

Jorge Cardoso

16h

Subtotal de horas/aulas

336

Trabalho de Conclusão de Curso: Aplicação prática dos conhecimentos técnicos desenvolvidos ao longo do curso

24

Total

360

Disciplinas, Ementa e Bibliografia
  1. Economia Empresarial e Análise de Cenários (24 horas)

Ementa: Ciclo de Negócios: Tendência de Longo Prazo e desvios conjunturais. PIB, PNB, Recessão, Expansão, Estabilização. Modelos Econômicos. Ciclo de Negócios e a Inflação. Papel da demanda Agregada. Tipos de desemprego. Inflação Inercial e Equação da Inflação. Planos de Estabilização Brasileiros. Balanço de Pagamentos e câmbio. Balanço Comercial e seus determinantes. Conta de Capital e seus determinantes. Interação da Conta de Capital e do Balanço Comercial. Moeda e Sistema Financeiro. Propriedade da Moeda e suas Funções. Regimes Monetários. Moeda Bancária. Alavancagem dos Bancos. Papel do Banco Central. Crise Recente: PROER. O Modelo de Crescimento Harrod-domar: Equações Básicas. Papel de Poupança e de Eficiência. Exemplos Modernos: EUA, África, China, Índia e Brasil. Modelo de Conjuntura. Fluxo Circular Produto-Renda-despesa. Perturbações de Fluxo Circular. Papel do BACEN. Monetaristas Versus Keynesianos.

Bibliografia:

Análise de Investimentos, Motta, R e Caloba, G., Ed Atlas, 2007.

Mercado Financeiro, Brito, Osias, Ed. Saraiva, 2007

Modelos de Mercados, Alexander, Carol, Ed. Saraiva, 2009

A arte da Visão de Longo Prazo, Schwartz, Peter, Ed. Best Seller, 2000

 

  1. Gestão de Processos Internos (24 horas)

Ementa: Conceitos e classificação de processos, Processos em Gestão da Qualidade, Aspectos organizacionais em gestão por processos; Estratégia empresarial e processos, Modelo Kano de satisfação do Cliente, Processos e Objetivos estratégicos, Documentação de processos, SIPOC, BPMN; Operacionalização da GEPROC, Gestão de riscos e oportunidades, Desempenho de processos, Gestão do dia a dia dos processos, Monitoramento, amostragem, variação; Oportunidades de melhoria e Projetos de melhoria, Fatos e dados para a tomada de decisão, Ferramentas para análise de dados, Análise de Riscos – FMEA.

Bibliografia:

COUTO, Boanerges do Amaral; MARASH, Ira Robert. Gestão por Processos em Sistemas de Gestão. Rio de Janeiro: Qualitymark 2012.

OLIVEIRA, Saulo Barbará. Análise e Melhoria de Processos de Negócio. São Paulo: Editora Atlas 2012.

SORDI, José Osvaldo de. Gestão Por Processos: Uma Abordagem da Moderna Administração - 3ª Ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2012.

 

  1. Matemática Financeira (HP 12c) (24 horas)

Ementa: Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortização. Tabela Price, SAC, SAM.

Bibliografia:

Ementa: HAZZAN, Samuel. PONPEU, José Nicolau. Matemática Financeira. 6ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

VERAS, Lilia Ladeira. Matemática Financeira. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

VIEIRA SOBRINHO, José Dutra. Matemática Financeira. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

 

  1. Modelos Dinâmicos no Excel (24 horas)

Ementa: Utilização do software Microsoft Excel para análise e apresentação de informações necessárias à tomada de decisões gerenciais. Conceito de Células, Fórmulas e Gráficos, Tabelas Dinâmicas, Funções Lógicas, Solver, Controles de Formulários, Programação VBA e Macros. Aplicações práticas para a melhoria dos processos administrativos e operacionais.

Bibliografia:

McFedries, P. Fórmulas e Funções: Microsoft Excel 2010; Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

SYRSTAD, T. VBA e Macros: Microsoft Excel 2010; Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

 

  1. Legalização de Empresas(16 horas)

Ementa: Abertura de empresas: requisitos, impedimentos legais, idade mínima e documentos necessários. Tipos de sociedade e formas de atuação. Órgãos governamentais envolvidos e passo a passo no processo de abertura de empresas: Fisicamente e Digitalmente.

Bibliografia:

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/empresario-individual/abertura-registro-elegalizacao

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/.

http://www.fazenda.rj.gov.br

http://www.caixa.gov.br/fgts/conectividade_social.asp

http://www.jucerja.rj.gov.br/

www.receita.fazenda.gov.br http://www.dgst.cbmerj.rj.gov.br/

 

  1. Legislação Trabalhista (24 horas)

Ementa: Legislação trabalhista. Noções de direito do trabalho. Relação de trabalho e relação de emprego. Contrato de Trabalho: Tipos e normas gerais. Extinção. Cálculos trabalhistas. Noções de direito coletivo e processual do trabalho. Fiscalização trabalhista.

Bibliografia:

GOMES, O. Curso de direito do trabalho. 18 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

OLIVEIRA, A. P. Rescisão de contrato de trabalho. São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, A. de. Manual de prática trabalhista. São Paulo: Atlas, 2007.

 

  1. Análise de Viabilidade Financeira (24 horas)

Ementa: Fatores a ponderar na Seleção de Investimentos. Avaliação de Rentabilidade de Ativos e Carteiras. Os efeitos da Diversificação. Até onde é possível o risco? O Modelo de Avaliação de Ativos Financeiros (CAPM). Aplicações do Modelo CAPM. Diversificação Internacional e Padrões de Avaliação de Performance. Gestão de Riscos de Carteiras Utilizando Contratos derivativos. Captação de Recursos Financeiros: Nacionais e Internacionais. Conceitos Básicos de Comércio Internacional. Configuração do Sistema Cambial Brasileiro. Importação, Exportação, Operações Ativas Oferecidas pelo Mercado Financeiro.

Bibliografia:

BRAGA, R. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1998.

KUHNER, O. L. Matemática financeira empresarial. São Paulo: Atlas, 2005.

ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. F. Administração financeira. 8. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

SAMANEZ, C. P. Gestão de investimentos e geração de valor. São Paulo: Pearson, 2007.

TITMAN, S.; MARTIN, J. D. Avaliação de projetos e investimentos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

  1. Departamento Pessoal/Folha de Pagamento (16 horas)

Ementa: As rotinas completas da área, desde a inserção do colaborador no processo de Seleção, passando pela admissão com as atividades inerentes a mesma (documentação, registros, CCT), bem como as rotinas e cálculos trabalhistas de folha, (benefícios, descontos, etc.) até a parte de impostos, e cálculos de rescisão e demais obrigações acessórias. Teremos também a parte de preventivo Trabalhista dentro da área de pessoal.

 

Bibliografia:

NASCIMENTO, A. M. Iniciação ao Direito do Trabalho. 33ª ed., São Paulo: LTR, 2007.

OLIVEIRA, A. de. Manual de Prática Trabalhista. 43ª ed., São Paulo: Atlas, 2009.

VIANNA, C. S. V. Manual Prático Das Relações Trabalhistas; 9ª ed. rev. atual., São Paulo: LTr, 2008. Brasil. Consolidação das leis do trabalho MANUS, Pedro Paulo Teixeira. CLT Universitária. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

 

  1. Finanças para Empresas de Pequeno Porte (24 horas)

Ementa: Determinação do ponto de equilíbrio contábil e econômico para produtos e serviços com o sem mix de produtos. Projeção do fluxo de caixa direto e indireto e administração do capital de giro.

Bibliografia:

ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. F. Administração financeira. 8. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

SAMANEZ, C. P. Gestão de investimentos e geração de valor. São Paulo: Pearson, 2007.

TITMAN, S.; MARTIN, J. D. Avaliação de projetos e investimentos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

  1. Fundamentos de Marketing(16 horas)

Ementa: O enfoque da disciplina está no entendimento do que é marketing e de como ele pode ser utilizado para construir relacionamentos rentáveis com os clientes. Para isto, discute-se os principais conceitos subjacentes ao marketing e os desafios que se apresentam às empresas para atender à dinâmica do mercado e fazer frente à ação dos concorrentes. 

Bibliografia:

CHURCHILL, JR., Gilbert A. e PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.

COBRA, Marcos. Marketing básico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1997.

CROCCO, Luciano. Coleções de Marketing. Vol 1, 2, 3 e 4. São Paulo: Atlas, 2006.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5ª ed. (tradução da 9ª ed. norte-americana) São Paulo: Atlas, 2008.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006.

 

  1. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado(16 horas)

Ementa: Variáveis do comportamento do consumidor: satisfação, intenção, inovação, crença, atitude dentre outras. O comportamento do consumidor nos setores econômicos como na indústria de transformação, no varejo físico, varejo online, dentre outros setores. Comércio eletrônico. Motivações do consumidor. Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O processo de decisão de compra. O envolvimento e a experiência de compra do consumidor.

Bibliografia:

MERLO, E.; CERIBELI, H. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2014. BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

 

  1. Gestão de Estoques e Logístic (24 horas)

Ementa: Apresentar ferramental técnico e conceitual necessário ao gerenciamento de materiais de consumo (estocáveis) em indústrias e instituições prestadoras de serviço. Introduzir os conceitos fundamentais de logística, desenvolvendo o raciocínio analítico da administração de materiais e seus impactos em custos, na confiabilidade e na eficiência nas atividades de suporte à produção de bens e serviços. Orientar o aprendizado da teoria logística à minimização de custos e perdas e ao aumento da confiabilidade e da eficiência dos processos relativos à administração de materiais.

Bibliografia:

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2010.

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2009.

BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas. 2009.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009.

 

  1. Contabilidade para não Contadores(16 horas)

Ementa: Introdução à contabilidade, demonstrativos contábeis, conceitos e práticas contábeis. Fornece aos participantes conhecimentos dos aspectos teóricos e práticos da Contabilidade e das Finanças para profissionais que não atuem na área financeira, promovendo condições para o desenvolvimento de uma crítica dos processos de planejamento e tomada de decisões financeiras.

Bibliografia:

BRUNI, Adriano Leal; FAMAR, Rubens. A Contabilidade Empresarial: com aplicações na HP12C e excell. São Paulo: Atlas, 2006.

FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedade por Ações. Suplemento. São Paulo: Atlas, 2008.

 

  1. Projeto de Comunicação e Comércio Digital(24 horas)

Ementa: Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing e comunicação. Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente on-line.

Bibliografia:

DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

SAMARA, B. S. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson, 2007. DENCKER, A. de F. M.; DA VIÁ, S. C. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001.

 

  1. Gestão Estratégica (24 horas)

Ementa: Globalização. Impactos no Planejamento Estratégico das Organizações. Evolução do Planejamento. Planejamento e Gestão Estratégica. Metodologia de Implementação do Planejamento. Estratégia nas Organizações. Produtos/Serviços e Clientes. Visão Estratégica do Negócio. Missão Institucional. Filosofias Empresariais. Cenários. Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo. Modelo das cinco Forças de Porter: Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores e Compradores. Matriz de Oportunidades versus Ameaças. Vantagens Competitivas. Visão do Futuro. Estratégias Competitivas. Parâmetros de Avaliação.

Bibliografia:

KAPLAN,R., NORTON, D. Execução Premium. Campus, 2008

SLACK, Nigel; LEWIS, Michael. Estratégia de Operações. Porto Alegre. Ed. Bookman, 2ª edição, 2008.

SAPIRO, A., CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico. Campus, 2ª edição, 2010.

PEREIRA, Giancarlo da Silva Rego. Gestão Estratégica: Revelando Alta Performance às Empresas. São Paulo. Ed. Atlas, 2005.

 

  1. Estratégias de Venda (16 horas)

Ementa: Conhecendo o cliente. Abordagem e definição da venda. Definição de metas e análise dos resultados. Aspectos comportamentais dos vendedores. Avaliação dos vendedores. Desenvolvimento do Plano Estratégico de Vendas. Pós-venda. As técnicas modernas de vendas. Prospecção e produtividade em vendas. Estratégias de persuasão. Vendas coorporativas para as empresas. Venda consultiva.

Bibliografia:

ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.

ASSEF, Roberto Neme. Gerência de preços: como ferramenta de marketing. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

BAKER, Michael J. (Org.). Administração de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

COBRA, Marcos. Administração de Vendas. Rio de Janeiro: Atlas Editora, 2014.

COSTA, Evaldo. Como garantir três vendas extras por dia. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

 

  1. Metodologia e TCC

Ementa: Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico, envolvendo temas abrangidos pelo curso.

Bibliografia:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro. 1994. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: elaboração: referências. Rio de Janeiro. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro. 1989.

BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade – teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Corpo Docente

André Veras da Silva: Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis; Pós-Graduado em Logística Empresarial e Mestre em Economia Empresarial. Professor da Universidade Candido Mendes, UNIESP e Trevisan Escola de Negócios na graduação e pós-graduação e professor convidado de pós-graduação do Centro Universitário Celso Lisboa. Trabalhou na área de merchandising das empresas: Nestle Brasil Ltda. e Unilever Bestfoods Brasil Ltda. Atuou na área de Supervisão de vendas e trade marketing nas empresas: Café Bom Dia Ltda, Carreteiro Alimentos Ltda. Trabalhou na área comercial da empresa Química Amparo Ltda., detentora da marca Ypê. Atualmente responsável pela parte comercial e logística da empresa Águas Prata Ltda. em todo estado do Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/9586224047414325

 

Jaqueline de Melo Barros: Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atua como Coordenadora e docente do Curso de Serviço Social na Faculdade de Duque de Caxias (UNIESP). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Pesquisa e Orientação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Gênero, Gestão Democrática, Estágio Supervisionado. http://lattes.cnpq.br/3203320269000396

 

Jorge Cardozo de Oliveira Junior: Graduação em Análise de Sistemas pelas Faculdades Integradas Anglo-Americano. Graduando em Administração de Empresas pela UNIESP. Pós-Graduação lato-sensu Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes. Pós-Graduação lato-sensu Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Candido Mendes. Pós-Graduação lato-sensu Ciências da Educação pela Faculdade Paraíso. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona. Atualmente é Professor dos Cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis na Universidade Candido Mendes. Coordenou o curso de graduação em Direito na Universidade Candido Mendes. Professor dos cursos de Sistema de Informação e Serviço Social na UNIESP. Lecionou na Escola Técnica Candido Mendes em nível Técnico-Profissionalizante. Lecionou na empresa Trend conveniada com o Colégio São Bento e Colégio Santa Dorotéia. Lecionou em nível superior na Faculdade Machado de Assis, na Universidade Santa Úrsula, no Curso de Sistema de Informação. Lecionou na Faculdade Paraíso no curso de Administração de Empresa e coordenou a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e curso de Administração e Empresas. http://lattes.cnpq.br/6801339485137561

 

Marcos Tavares Pedro: Economista e Mestre em Cientista Política, especialista em finanças corporativas e operações de mercado aberto, atuou por vinte anos como analista de cenários econômicos e de novos investimentos para diversos bancos e corretoras de valores. Professor de finanças e de análise de investimento dos cursos de graduação (UCAM, Trevisan) e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior (UCAM, Trevisan e UVA). http://lattes.cnpq.br/9459856583593225

 

Maximiliano Escobar Ramos Henriques de Carvalho: Possui graduação em Administração pela Universidade Candido Mendes. Possui Pós-Graduação lato-sensu MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Gama Filho. Atualmente é Professor dos Cursos de Graduação em Administração, Economia e Ciências Contábeis na Universidade Candido Mendes. Trabalhou com docência instrucional em nível Técnico-Profissionalizante na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) e no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Lecionou em nível superior na Faculdade Machado de Assis, na Faculdade Trevisan, nos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e na Escola Superior de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/9592754921782413

 

Ronald Vizzoni Garcia: Graduação em Ciências Sociais, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ\UCAM). Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ\UCAM). Atualmente, sociólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: políticas públicas em direitos humanos e ética e responsabilidade social nas empresas. http://lattes.cnpq.br/0527681827171337

 

Sergio Majerowicz: Graduado em Economia pela Universidade Gama Filho, Graduado em Matemática, Universidade Castelo Branco, Especialista em Administração Escolar e Mestrado em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes. Atualmente é Professor de Matemática da rede pública estadual do Rio de Janeiro e professor assistente da Universidade Candido Mendes e Professor do EAD graduação e pós-graduação da AVM e consultor de empresas. http://lattes.cnpq.br/6636882518629321

Pré-requisitos

O Candidato deve possuir graduação plena em curso de nível superior reconhecido pelo MEC.

Processo Seletivo

Análise do currículo do candidato e entrevista.

Documentos necessários para matrícula:

  1. Cópia do RG
  2. Cópia do CPF
  3. 1 foto 3x4
  4. Cópia do comprovante de residência
  5. Cópia do Diploma ou declaração de curso superior
  6. Cópia do Histórico Escolar
  7. Currículo vitae;
  8. Requerimento fundamentado.
Informação e Matrícula

Secretaria de Pós-Graduação da Candido Mendes

Rua da Assembleia, 10 – Sala 412 – Centro/RJ

Tel: 2509-7349 | 3543-6480

E-mail: pos@candidomendes.edu.br

Início das Aulas

A definir

Local

Rua da Assembleia, 10 – 4º andar – Sala 412 – Centro/RJ

Investimento

Consulte condições para a bolsa de estudos na Secretaria de Pós-Graduação.

Bolsa Social

Será oferecida uma bolsa de 100% para o candidato que preencher os requisitos estabelecidos pela coordenação do curso.

Políticas de Descontos

Bolsa de Estudos com descontos de até 30% em todas as mensalidades.

Desconto não cumulativo.

Certificação

A Candido Mendes fornecerá, ao final do curso, o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização ao estudante que cumprir com todos os requisitos do curso e for aprovado em todas as disciplinas com frequência mínima de 75% e nota mínima de 7,0 (sete) em uma escala de zero a dez, e também ter nota mínima de 7,0 (sete) em uma escala de zero a dez em sua Monografia, conferindo-lhe o título de Especialista em Gestão de Empresas de Micro, Pequeno e Médio Porte.

Resolução do MEC

A Candido Mendes atende às exigências da Resolução do CNE/CES nº 1 de 8 de junho de 2007.

A Candido Mendes atende às exigências da Resolução CNE/CES 1/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2018, Seção 1, p. 43.

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