Finanças, Controladoria e Auditoria
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Identificação do Curso

Nome do curso: Finanças, Controladoria e Auditoria

Área de Conhecimento: Administração/Contabilidade

Forma de oferta: Presencial

Carga Horária: 360 horas

Aula inaugural: a definir

Dia/Horário: Sábados das 9 horas as 18 horas

Investimento: 18 parcelas de R$525,00 (com bolsa) ou 18 x R$750,00 

Bolsa de estudos: até 30% em todas as mensalidades (desconto não cumulativo)

Número de vagas: 20

Justificativa

As contínuas mudanças do universo empresarial possuem abrangência global, atingindo e comprometendo todos os setores da economia. Desta forma, torna-se imperativo às empresas buscarem qualidade e competitividade, ajustando-se estrategicamente ao mercado e adotando modernos estilos, técnicas, modelos e sistemas de gestão e de organização. Desta forma, o curso de Especialização em Finanças, Controladoria e Auditoria é uma opção para capacitar profissionais que busquem soluções para os problemas das organizações, formando gestores qualificados.

Objetivos

Atualizar e aprofundar conceitos nas áreas de finanças, controladoria e auditoria, utilizando ferramentas que aumentem o índice de sucesso na tomada de decisão. Oferecer ferramentas que possibilitem a transformação do plano estratégico em medidas operacionais que gerem valor para a empresa. Capacitar o aluno para o planejamento, a execução e o controle das finanças de uma organização.

Diferencial

A Especialização em Finanças, Controladoria  e Auditoria é uma especialização com foco na carreira finanças.  Se você é um contador, administrador, economista ou outro profissional da  área contábil e financeira cujo objetivo é se especializar na parte de controladoria e auditoria de uma empresa, nosso curso oferece uma formação de rápida, prática e de qualidade.

Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a:

Ele estará apto para atuar como um gestor financeiro assumindo uma posição de liderança no departamento financeiro das organizações, bem como assumir uma posição na controladoria e/ou auditoria.

Público Alvo

Profissionais da área contábil/financeira: controllers, contadores, os usuários da informação contábil. Investidores, financiadores, analistas de mercado, diretores de relações com investidores, membros de conselhos fiscais, comitês de auditoria e consultores de investimentos.

Metodologia

Aulas expositivas, palestras e Workshops. Para obter o título de Especialista em Finanças, Controladoria e Auditoria o aluno deverá comparecer a no mínimo 75% das aulas de cada disciplina e obter minimamente grau 7,0 em cada disciplina e em seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

Carga Horária

360 horas, sendo 8 horas/aulas por semana, total de 45 encontros.

As aulas ocorrerão aos sábados das 9 horas às 18 horas.

Coordenação

Coordenador: Marcos Tavares Pedro

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9459856583593225

Matriz Curricular

Disciplina

Professor

C/H Total

Módulo I

1.    Economia Empresarial e Análise de Cenários

Sergio Majerowicz

24h

2.    Gestão de Processos Internos

Maximiliano Escobar

24h

3.    Matemática Financeira (HP 12c)

Marcos Pedro

24h

4.    Modelos Dinâmicos no Excel

Jorge Cardoso

24h

Módulo II

5.    Legalização de Empresas

Andréia Louzada

16h

6.    Legislação Trabalhista

Andréia Louzada

24h

7.    Análise de Viabilidade Financeira

Marcos Pedro

24h

8.    Departamento Pessoal/Folha de Pagamento

André Veras

16h

Módulo III

9.    Finanças para Empresas de Pequeno Porte

Rodrigo Soares

24h

10. Fundamentos de marketing

Rodrigo Soares

16h

11. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado

Jorge Cardoso

16h

12. Gestão de Estoques e Logística

Sérgio Majerowicz

24h

Módulo IV

13. Contabilidade para não Contadores

André Veras

16h

14. Projeto de Comunicação e Comércio Digital

Rodrigo Soares

24h

15. Gestão Estratégica

Sérgio Majerowicz

24h

16. Estratégias de Venda

Jorge Cardoso

16h

Subtotal de horas/aulas

336

Trabalho de Conclusão de Curso: Aplicação prática dos conhecimentos técnicos desenvolvidos ao longo do curso

24

Total

360

Disciplinas, Ementa e Bibliografia

Disciplina: Economia Empresarial e Análise de Cenários (24 horas)

Ementa: Ciclo de Negócios: Tendência de Longo Prazo e desvios conjunturais. PIB, PNB, Recessão, Expansão, Estabilização. Modelos Econômicos. Ciclo de Negócios e a Inflação. Papel da demanda Agregada. Tipos de desemprego. Inflação Inercial e Equação da Inflação. Planos de Estabilização Brasileiros. Balanço de Pagamentos e câmbio. Balanço Comercial e seus determinantes. Conta de Capital e seus determinantes. Interação da Conta de Capital e do Balanço Comercial. Moeda e Sistema Financeiro. Propriedade da Moeda e suas Funções. Regimes Monetários. Moeda Bancária. Alavancagem dos Bancos. Papel do Banco Central. Crise Recente: PROER. O Modelo de Crescimento Harrod-domar: Equações Básicas. Papel de Poupança e de Eficiência. Exemplos Modernos: EUA, África, China, Índia e Brasil. Modelo de Conjuntura. Fluxo Circular Produto-Renda-despesa. Perturbações de Fluxo Circular. Papel do BACEN. Monetaristas Versus Keynesianos.

Bibliografia:

Análise de Investimentos, Motta, R e Caloba, G., Ed Atlas, 2007.

Mercado Financeiro, Brito, Osias, Ed. Saraiva, 2007

Modelos de Mercados, Alexander, Carol, Ed. Saraiva, 2009

A arte da Visão de Longo Prazo, Schwartz, Peter, Ed. Best Seller, 2000

 

Disciplina: Gestão de Processos Internos (24 horas)

Ementa: Conceitos e classificação de processos, Processos em Gestão da Qualidade, Aspectos organizacionais em gestão por processos; Estratégia empresarial e processos, Modelo Kano de satisfação do Cliente, Processos e Objetivos estratégicos, Documentação de processos, SIPOC, BPMN; Operacionalização da GEPROC, Gestão de riscos e oportunidades, Desempenho de processos, Gestão do dia a dia dos processos, Monitoramento, amostragem, variação; Oportunidades de melhoria e Projetos de melhoria, Fatos e dados para a tomada de decisão, Ferramentas para análise de dados, Análise de Riscos (FMEA).

Bibliografia:

COUTO, Boanerges do Amaral; MARASH, Ira Robert. Gestão por Processos em Sistemas de Gestão. Rio de Janeiro: Qualitymark 2012.

OLIVEIRA, Saulo Barbará. Análise e Melhoria de Processos de Negócio. São Paulo: Editora Atlas 2012.

SORDI, José Osvaldo de. Gestão Por Processos: Uma Abordagem da Moderna Administração - 3ª Ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2012.

 

Disciplina: Matemática Financeira (HP 12c) (24 horas)

Ementa: Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortização. Tabela Price, SAC, SAM.

Bibliografia:

HAZZAN, Samuel. PONPEU, José Nicolau. Matemática Financeira. 6ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

VERAS, Lilia Ladeira. Matemática Financeira. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

VIEIRA SOBRINHO, José Dutra. Matemática Financeira. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

 

Disciplina: Modelos Dinâmicos no Excel (24 horas)

Ementa: Utilização do software Microsoft Excel para análise e apresentação de informações necessárias à tomada de decisões gerenciais. Conceito de Células, Fórmulas e Gráficos, Tabelas Dinâmicas, Funções Lógicas, Solver, Controles de Formulários, Programação VBA e Macros. Aplicações práticas para a melhoria dos processos administrativos e operacionais.

Bibliografia:

McFedries, P. Fórmulas e Funções: Microsoft Excel 2010; Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

SYRSTAD, T. VBA e Macros: Microsoft Excel 2010; Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

 

Disciplina: Contabilidade Financeira (16 horas)

Ementa: Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Patrimônio Líquido. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas e despesas. Estrutura e Elaboração de demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração Fo Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Principais Alterações da Lei 6.404 e implementação da Lei 11.638.

Bibliografia:

FIPECAFI/ERNST & YOUNG. Manual de Normas Internacionais de Contabilidade. São Paulo: Atlas.

GERON, Cecília Moraes Santostaso. Evolução das Práticas Contábeis no Brasil nos Últimos Trinta Anos: Da Lei 6.404/76 à Lei 11.638/07. São Paulo: FEA-USP, 2008.

HENDRIKSEN, Eldon S. e VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas.

 

Disciplina: Contabilidade Gerencial (24 horas)

Ementa: Registros contábeis e demonstrações financeiras. Análise de demonstrações financeiras, índices e testes. Planejamento financeiro de curto e de longo prazo. Noções de contabilidade de custos, apropriação e controle de custos. Contabilidade, sustentabilidade e responsabilidade sócio-corporativa.

Bibliografia:

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 

FIPECAFI USP. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também às demais sociedades. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

IUDÍCIBUS, Sérgio de, MARION, José Carlos. Curso de contabilidade para não Contadores. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 

MATARAZZO, Carmine Dante. Análise financeira de balanços. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

 

Disciplina: Análise de Viabilidade Financeira (24 horas)

Ementa: Fatores a ponderar na Seleção de Investimentos.  Avaliação de Rentabilidade de Ativos e Carteiras. Os efeitos da Diversificação. Até onde é possível o risco? O Modelo de Avaliação de Ativos Financeiros - CAPM. Aplicações do Modelo CAPM. Diversificação Internacional e Padrões de Avaliação de Performance. Gestão de Riscos de Carteiras Utilizando Contratos derivativos. Captação de Recursos Financeiros: Nacionais e Internacionais. Conceitos Básicos de Comércio Internacional. Configuração do Sistema Cambial Brasileiro. Importação, Exportação, Operações Ativas Oferecidas pelo Mercado Financeiro.

Bibliografia:

BRAGA, R. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1998.

KUHNER, O. L. Matemática financeira empresarial. São Paulo: Atlas, 2005.

ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. F. Administração financeira. 8. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

SAMANEZ, C. P. Gestão de investimentos e geração de valor. São Paulo: Pearson, 2007.

TITMAN, S.; MARTIN, J. D. Avaliação de projetos e investimentos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

Disciplina: Auditoria das Demonstrações Financeira (16 horas)

Ementa: Noções gerais sobre Auditoria. Normas relativas à Pessoa do Auditor. Normas de Execução do Trabalho. Planejamento e Supervisão. Programas de Auditoria. Avaliação dos Controles Internos. Papéis de Trabalho. Identificação das demonstrações Contábeis e Responsabilidade do Auditor. Adequação aos Princípios Contábeis. Tipos de Parecer de Auditoria: Limpo ou sem Ressalvas, com Ressalva, Abstenção de Opinião e Adverso.

Bibliografia:

ALMEIDA, Marcelo Cavalcante. Auditoria – Um curso moderno e completo. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

PEREIRA, Anísio Cândido. SOUZA, Benedito Felipe. Auditoria Contábil: Abordagem Prática e Operacional. São Paulo: Atlas, 2004.

 

Disciplina: Governança Corporativa (24 horas)

Ementa: Análise teórica e prática das estruturas de administração de sociedades limitadas, sociedades anônimas, companhias abertas, fundos de investimento e fundos de pensão. Responsabilidade dos administradores de sociedades. Problemas e soluções mais frequentes em governança corporativa: transações com partes relacionadas, conflito de interesses, comitês de assessoramento, conselhos consultivos, sociedades de economia mista.

Bibliografia:

SANTOS, Aline de Menezes. Reflexões sobre a governança corporativa no Brasil, In: Revista de Direito Mercantil Industrial, Econômico e Financeiro, n. 130, 2003.

PINTO JÚNIOR, Mario Engler. Empresa Estatal: função econômica e dilemas societários, São Paulo: Atlas, 2011.

KRAAKMAN, Reiner, et. al., The Anatomy of corporate law – a comparative and functional approach, 2nd ed., New York, Oxford University Press, 2009.

GILSON, Ronald J., Globalizing Corporate Governance: Convergence of Form or Function, 2000. Disponível em http://ssrn.com/abstract=229517.

 

Disciplina: Elaboração de Controles Internos (16 horas)

Ementa: Objetivos básicos. Ambiente de Controle. Impacto da Tecnologia nos Controles Internos. Controles Internos. Controle Externo. Auditoria. Governança Corporativa: transparência, prestação de contas e equidade. Aspectos Legais. Aplicações às Organizações Públicas. Controle por meio da Gestão Integrada de Sistemas Gerenciais Certificáveis.

Bibliografia:

BORNIA, Antonio César. Análise Gerencial de Custos. São Paulo: Atlas, 2009. MOSIMAN, Clara Pellegrino e FISCH, Sílvio. Controladoria seu papel na administração da empresa. São Paulo: Atlas, 2000.

MORANTE, Antonio Salvador e JORGE, Fauzi Timaco. Controladoria. Análise financeira, planejamento e controle orçamentário. São Paulo: Atlas, 2008.

 

Disciplina: Auditoria de Sistemas de Informação (16 horas)

Ementa: Gestão estratégica da informação. Projetos e implantação de sistemas de informação gerencial. Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão no contexto das novas tecnologias de gestão pública. O uso de sistemas para planejamento e controle. Aplicações à organização públicas. Avaliação e projeto dos fluxos de informações. O analista de sistemas e as organizações públicas.

Bibliografia:

FERREIRA, Fernando Nicolau Freitas e Araújo; Política de Segurança da Informação: Guia Prático para Embalagem e Implementação. Ciência Moderna LTDA, 2006.

IMONIANA, Joshua Onome; Auditoria de Sistemas de Informação. Atlas, 2005

LYRA, Márcio Rocha - Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

MANOTTI, Alessandro; Curso Prático – Auditoria de Sistemas. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2010.

 

Disciplina: Orçamento e Controle (24 horas)

Ementa: Planejamento, plano e programa de trabalho. Planejamento estratégico. Planejamento e Controle de projetos. Fatores relacionados ao planejamento econômico das entidades. Orçamento das operações de Venda, Produção, Custo da Produção, Despesas Administrativas, de Capital. Análise de sensibilidade do planejamento orçamentário. Controle Orçamentário.

Bibliografia:

FREZATTI, F. Orçamento empresarial : planejamento e controle gerencial. 4ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HOJI, M. Administração Financeira e Orçamentária: Matemática financeira aplicada, estratégias financeiras e orçamento empresarial. 7ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2008.

PADOVEZE, C. L; TARANTO, F. C. Orçamento empresarial: Novos conceitos e técnicas. 1 ª edição. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2009

 

Disciplina: Análise Econômico Financeira (16 horas)

Ementa: Principais Usuários das demonstrações Financeiras. Analista Interno Versus Analista Externo. Preparação das demonstrações Financeiras para Análise e seus objetivos. Critérios de Análise das demonstrações Contábeis: Análise Vertical, Análise Horizontal, Diferenças Absolutas e Quocientes. Principais Indicadores Econômico-Financeiros: Indicadores de Liquidez, Estrutura de Capital, Rentabilidade e Índices Operacionais de Giro do Estoque. Prazo Médio de Pagamento e Prazo Médio de Recebimento. A Importância das Notas Explicativas. Relatório da Diretoria e Parecer de Auditoria.

Bibliografia:

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PALEPU, Krishna G., HEALY, Paul M., BERNARD, Victor L. Business Analysis & Valuation. Ohio: Thomson, 2004. 

 

Disciplina: Controladoria (24 horas)

Ementa: Função da controladoria. Salvaguarda de ativos e passivos. Origens e aplicações de recursos. Controles internos e suas funções. Procedimentos: compras, contas a pagar, pagamentos; vendas, contas a receber, recebimentos; estoque, tesouraria, controle patrimonial, 8 folha de pagamentos. Mapas de acompanhamento e controle, sistemas de custeio. Política de dividendos. Administração da liquidez. Ciclo financeiro versus ciclo operacional.

Bibliografia:

ANTHONY, Robert; GOVIDARAJAN, Vijay. Sistemas de controle gerencial. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

BRITO, Osias Santana de. Controladoria de risco: retorno em instituições financeiras. São Paulo: Saraiva, 2003

CATELLI, Armando. Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

 

Disciplina: Gestão Estratégica (24 horas)

Ementa: Globalização. Impactos no Planejamento Estratégico das Organizações. Evolução do Planejamento. Planejamento e Gestão Estratégica. Metodologia de Implementação do Planejamento. Estratégia nas Organizações. Produtos/Serviços e Clientes. Visão Estratégica do Negócio. Missão Institucional. Filosofias Empresariais. Cenários. Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo. Modelo das 5 Forças de Porter: Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores e Compradores. Matriz de Oportunidades versus Ameaças. Vantagens Competitivas. Visão do Futuro. Estratégias Competitivas. Parâmetros de Avaliação.

Bibliografia:

KAPLAN,R., NORTON, D. Execução Premium. Campus, 2008

SLACK, Nigel; LEWIS, Michael. Estratégia de Operações. Porto Alegre. Ed. Bookman, 2ª edição, 2008.

SAPIRO, A., CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico. Campus, 2ª edição, 2010.

PEREIRA, Giancarlo da Silva Rego. Gestão Estratégica: Revelando Alta Performance às Empresas. São Paulo. Ed. Atlas, 2005.

 

Disciplina: Formação de Equipes de Trabalho (16 horas)

Ementa: Formação de equipes: conceito, importância, liderança e desempenho. Desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Gerenciando o processo de mudanças na Organização: para o desenvolvimento de pessoas e das equipes de trabalho. Learning Organization e sua evolução. As perspectivas e evolução da gestão de pessoas: novos paradigmas nos sistemas modernos de trabalho e do trabalhador do conhecimento.

Bibliografia:

BOHLANDER, G; SNELL, S. Administração de recursos humanos. 14. ed. (trad.) São Paulo: Cengage Learning, 2010.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2007.

LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.  MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

RIBEIRO, A. de L. Gestão de pessoas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

 

Disciplina: Metodologia e TCC

Ementa: Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico, envolvendo temas abrangidos pelo curso.

Bibliografia:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro. 1994. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: elaboração: referências. Rio de Janeiro. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro. 1989.

BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade – teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Corpo Docente

André Veras da Silva: Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis; Pós-Graduado em Logística Empresarial e Mestre em Economia Empresarial. Professor da Universidade Candido Mendes, UNIESP e Trevisan Escola de Negócios na graduação e pós-graduação e professor convidado de pós-graduação do Centro Universitário Celso Lisboa. Trabalhou na área de merchandising das empresas: Nestle Brasil Ltda. e Unilever Bestfoods Brasil Ltda. Atuou na área de Supervisão de vendas e trade marketing nas empresas: Café Bom Dia Ltda, Carreteiro Alimentos Ltda. Trabalhou na área comercial da empresa Química Amparo Ltda., detentora da marca Ypê. Atualmente responsável pela parte comercial e logística da empresa Águas Prata Ltda. em todo estado do Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/9586224047414325

Jaqueline de Melo Barros: Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atua como Coordenadora e docente do Curso de Serviço Social na Faculdade de Duque de Caxias (UNIESP). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Pesquisa e Orientação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Gênero, Gestão Democrática, Estágio Supervisionado. http://lattes.cnpq.br/3203320269000396

Jorge Cardozo de Oliveira Junior: Graduação em Análise de Sistemas pelas Faculdades Integradas Anglo-Americano. Graduando em Administração de Empresas pela UNIESP. Pós-Graduação lato-sensu Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes. Pós-Graduação lato-sensu Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Candido Mendes. Pós-Graduação lato-sensu Ciências da Educação pela Faculdade Paraíso. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona. Atualmente é Professor dos Cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis na Universidade Candido Mendes. Coordenou o curso de graduação em Direito na Universidade Candido Mendes. Professor dos cursos de Sistema de Informação e Serviço Social na UNIESP. Lecionou na Escola Técnica Candido Mendes em nível Técnico-Profissionalizante. Lecionou na empresa Trend conveniada com o Colégio São Bento e Colégio Santa Dorotéia. Lecionou em nível superior na Faculdade Machado de Assis, na Universidade Santa Úrsula, no Curso de Sistema de Informação. Lecionou na Faculdade Paraíso no curso de Administração de Empresa e coordenou a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e curso de Administração e Empresas. http://lattes.cnpq.br/6801339485137561

Marcos Tavares Pedro: Economista e Mestre em Cientista Político, especialista em finanças corporativas e operações de mercado aberto, atuou por vinte anos como analista de cenários econômicos e de novos investimentos para diversos bancos e corretoras de valores. Professor de finanças e de análise de investimento dos cursos de graduação (UCAM, Trevisan) e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior (UCAM, Trevisan e UVA). http://lattes.cnpq.br/9459856583593225

Maximiliano Escobar Ramos Henriques de Carvalho: Possui graduação em Administração pela Universidade Candido Mendes. Possui Pós-Graduação lato-sensu MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Gama Filho. Atualmente é Professor dos Cursos de Graduação em Administração, Economia e Ciências Contábeis na Universidade Candido Mendes. Trabalhou com docência instrucional em nível Técnico-Profissionalizante na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) e no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Lecionou em nível superior na Faculdade Machado de Assis, na Faculdade Trevisan, nos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e na Escola Superior de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/9592754921782413

Ronald Vizzoni Garcia: Graduação em Ciências Sociais, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ\UCAM). Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ\UCAM). Atualmente, sociólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: políticas públicas em direitos humanos e ética e responsabilidade social nas empresas. http://lattes.cnpq.br/0527681827171337

Sergio Majerowicz: Graduado em Economia pela Universidade Gama Filho, Graduado em Matemática, Universidade Castelo Branco, Especialista em Administração Escolar e Mestrado em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes. Atualmente é Professor de Matemática da rede pública estadual do Rio de Janeiro e professor assistente da Universidade Candido Mendes e Professor do EAD graduação e pós-graduação da AVM e consultor de empresas. http://lattes.cnpq.br/6636882518629321

Pré-requisitos

O Candidato deve possuir graduação plena em curso de nível superior reconhecido pelo MEC, independente da área.

Processo Seletivo

Análise do currículo do candidato e entrevista.

Documentos necessários para matrícula:

  1. Cópia do RG
  2. Cópia do CPF
  3. 1 foto 3x4
  4. Cópia do comprovante de residência
  5. Cópia do Diploma ou declaração de curso superior
  6. Cópia do Histórico Escolar
  7. Currículo vitae;
  8. Requerimento fundamentado.
Cancelamento de Matrícula

Ver no contrato

Informação e Matrícula

Secretaria de Pós-Graduação da Candido Mendes

Rua da Assembleia, 10 – Sala 412 – Centro/RJ

Tel: 2509-7349 | 3543-6480

E-mail: pos@candidomendes.edu.br

Início das Aulas

A definir

 

Local

Rua da Assembleia, 10 – 4º andar – Sala 412 – Centro/RJ

Investimento

Consulte condições para a bolsa de estudos na Secretaria de Pós-Graduação.

Bolsa Social

Será oferecida uma bolsa de 100% para o candidato que preencher os requisitos estabelecidos pela coordenação do curso.

Políticas de Descontos

Bolsa de Estudos com descontos de até 30% em todas as mensalidades.

Desconto não cumulativo.

Parcerias

Consultar UCAM

Certificação

A Candido Mendes fornecerá, ao final do curso, o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização ao estudante que cumprir com todos os requisitos do curso e for aprovado em todas as disciplinas com frequência mínima de 75% e nota mínima de 7,0 (sete) em uma escala de zero a dez, e também ter nota mínima de 7,0 (sete) em uma escala de zero a dez em sua Monografia, conferindo-lhe o título de Especialista em Finanças, Controladoria e Auditoria.

Resolução do MEC

A Candido Mendes atende às exigências da Resolução do CNE/CES nº 1 de 8 de junho de 2007.

A Candido Mendes atende às exigências da Resolução CNE/CES 1/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2018, Seção 1, p. 43.

Aguarde, realizando operação...